Quer saber mais sobre o selo eureciclo?

Publicado: 10/05/2019

A responsabilidade pela destinação adequada das nossas embalagens é muito importante e aqui na La Vie as compensamos com o Selo eureciclo! Mas o que é isso exatamente?


Em resumo, o eureciclo é um selo que visa a elevar as taxas de reciclagem do país através de um sistema que rastreia e documenta as notas fiscais de venda dos materiais das cooperativas de reciclagem. As  empresas, ao se certificarem, investem recursos  que, via eureciclo, são destinados às cooperativas  de reciclagem. Dessa forma, elas pagam pelo seu  serviço ambiental, que hoje em dia não é  remunerado, incentivando o crescimento das taxas de  reciclagem no país e valorizando o trabalho dos  agentes ambientais.

O que é o Selo eureciclo?


O grande objetivo do Selo eureciclo é elevar as taxas de reciclagem no país, que atualmente giram em torno de 3%. Ao garantir o atingimento da meta nacional atual de 22%, as empresas contribuem para esse desenvolvimento e se preparam para os aumentos progressivos previstos nesta taxa. 


Como vocês têm garantia de que o material é efetivamente reciclado?


A eureciclo possui um sistema que rastreia e documenta as notas fiscais de venda dos materiais das cooperativas. Essas notas funcionam como um certificado de reciclagem que comprova que uma certa quantidade e tipo de  material reciclável foi efetivamente reciclado. Junto a isso, periodicamente, a eureciclo emite relatórios ambientais que informam, através de diversos indicadores, a quantidade de material compensado e as cooperativas impactadas.


Qual o impacto dessa parceria?


A parceria entre as empresas e o Selo eureciclo estimula toda a cadeia de reciclagem. As empresas, ao se certificarem, investem recursos que, via eureciclo, são destinados às cooperativas de reciclagem. Dessa forma, elas pagam pelo seu serviço ambiental, que hoje em dia não é remunerado. Devido a esse investimento, eleva-se o potencial de reciclagem das cooperativas, incentivando o crescimento das taxas de reciclagem no país e valorizando o trabalho dos agentes ambientais.


Como tenho certeza que as embalagens com o selo serão recicladas através do descarte convencional?


A eureciclo não garante que a própria embalagem da empresa será reciclada, mas sim um material equivalente. Isso é o que chamamos de compensação ambiental. No caso das embalagens com o Selo, elas deverão ser descartadas

corretamente através da coleta seletiva ou na cooperativa mais próxima para que sejam recicladas também.


Como funciona a compensação ambiental?


A compensação ambiental é um método que garante a reciclagem de uma quantidade de material equivalente a uma determinada embalagem. Sendo assim, suponhamos que a marca de “refrigerante A” coloca uma latinha de refrigerante no mercado. Na compensação ambiental, essa mesma latinha não será reciclada, mas sim o peso e material equivalente. Ou seja, podemos reciclar uma latinha idêntica em peso e material, mas da marca de refrigerante B”. O importante é que o impacto negativo da embalagem está sendo compensado do meio ambiente e que a cadeia de reciclagem está sendo valorizada nesse processo.


Eu tenho que fazer algo com a embalagem? Levo em algum ponto de coleta ou vocês retiram em casa? Terá um local específico para entrega das embalagens usadas?


Não, o Selo eureciclo não faz a coleta de embalagens. Como consumidor, o seu papel é descartar corretamente os resíduos gerados pelas embalagens que utiliza, através da coleta seletiva ou na cooperativa mais próxima de você.

Acreditamos no conceito da responsabilidade compartilhada: a empresa adota o selo eureciclo para destinar recursos à reciclagem e o consumidor descarta corretamente seus resíduos.


O Selo serve para certificar outras ações  sustentáveis enquanto empresa?


Não, o Selo apenas certifica a compensação  ambiental das embalagens pós consumo da  empresa, garantindo que pelo menos 22% delas  são compensadas, conforme previsto em lei.


E sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)?


A PNRS define que toda empresa de bem de  consumo deve comprovar que destina  corretamente pelo menos 22% de todas suas embalagens pós-consumo. Essa taxa é  progressiva e envolve um período de adaptação  das empresas até que seja elevada a um próximo nível.


Voltar

Cadastre-se! Seja #lavielover e saiba primeiro de todas as novidades e promoções